quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sofrimento...


A vida é feita de alegrias bem como de tristezas. Tristeza essa que vem do sofrimento. Tenho reflectido sobre o sofrimento, não só a reflectir como a vivê-lo dou graças por isso, pois só ele permite avançar no conhecimento interior. Assim sendo, se me permitirem irei falar sobre o Sofrimento.


Devemos viver as nossas tristezas, contudo sem nos deixar prender por elas e nem mesmo fugir delas.
Vivendo-as com calma e saboreando estes momentos, pois neles, encontramos a oportunidade de crescer e evoluir em sabedoria, compreensão e amor. Todos queremos o céu, mas esquecemo-nos que o caminho é penoso e que para passar á vida é preciso morrer primeiro, ninguém morre ou muda sem sofrimento, procuramos assim adiar a caminhada. Dor e sofrimento fazem parte da nossa natureza. São elas que nos permitem reagir e assim damos novos passos. Assim mesmo sem perceber, modificamos o que fomos. É no entanto uma tentativa vã fugir das mudanças.

Vivenciar a dor e o sofrimento sem medo permito-nos aproximar de nós mesmos, levando-nos ao autoconhecimento, elemento crucial para que vivamos em maior plenitude. Quanto mais nos conhecemos e nos aceitamos, tanto melhor cresceremos. Observando-nos com honestidade e sinceridade dá-nos a oportunidade de modificar o que entendemos que devemos mudar. É difícil compreender que o sofrimento é uma componente da nossa vivência enquanto humanos que somos, pelo contrário, reagimos sempre perante o sofrimento como um castigo, logo fazemos de tudo para nos livramos dele, mesmo que saibamos que a 'cruz' irá aparecer de novo noutra situação qualquer, não controlando isso, o melhor que temos a fazer é aceitar e até mesmo aprender com ele.

Por outro lado, é justo que queiramos a alegria e o contentamento. Mas são eles que nos aprisionam, procurando assim desconsiderar o seu oposto: as aflições. Vivemos a época da busca incontrolável pelo prazer. Existe uma grande dificuldade em aceitar o que não faz parte do mundo dos prazeres. É claro que se trata apenas de uma ilusão mas para além de ser bom, fácil e a sociedade ainda o valorizar, temos a contrapartida que o mesmo ganha adeptos a grande velocidade. Sendo ideias que nos chegam de fora, que as incorporamos, acabando por crescer e aprender com elas, desta forma tornamo-nos frágeis relativamente ao nosso próprio autoconhecimento.

O maldizer nos/dos momentos de aflições e tentar fugir dos mesmos, acaba por provocar atrasos, no caminho da vida, no crescimento pessoal e interpessoal. Sempre que estamos nestas situações é bom aprender a mudar aos poucos a percepção que temos delas. Tentando entender as vantagens que temos quando são aproveitadas, melhorando ainda se aceitarmos a inevitabilidade de ter que passar por estes momentos. Aprendamos a ganhar a calma necessária para lidar melhor mediante os sofrimentos da vida.

Com o sofrimento, veem sempre as tristezas e com elas vem o famoso choro, que traz com  ele o alívio. É um amigo que conforta, deixando clara a sua missão: expressar o que vem do âmago, e ao mesmo tempo consolar. Se precisarmos de reduzir o sofrimento, tenhamos a abertura para chorar. Chora, e lembra-te da sábia frase de Jesus: "Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados".

Confia em ti mesmo, nas tuas sensações, intuições e reflexões. Acredita mais do que vem do teu interior. As alegrias e aflições formam-se dentro de nós, e por esta razão, só nós é que lhes podemos dar um destino. De que forma então é que devemos lidar com elas?
É uma decisão particular, que pode até ser partilhada, todavia é único o encaminhamento que se dá a estas vivências.

Os momentos em que nos recolhemos em silêncio e nos tornamos introspectivos, devem ser aproveitados para uma bela e frutífera viagem interior. Com ela, permitimos chegar a sentimentos e situações diversificadas, como um relacionamento, um medo perante uma decisão a ser tomada, mágoa, frustração, etc.

Permitir que tenhamos menos medo da dor e do sofrimento aumenta a capacidade de superar e aceitar, cada vez melhor, os sobressaltos da vida. Amplia as oportunidades de evolução. Há uma frase que descreve bem as razões da aflição: "Quanto mais numerosos os espinhos, mais belas serão as rosas". Permitamo-nos ao convívio mais abrangente de tantas coisas, que ainda não ocupam o espaço necessário, relevante e enriquecedor nas nossas vidas, como é o caso do SOFRIMENTO.






Sem comentários:

Enviar um comentário